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O EAD COMO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO PARA AS EMPRESAS


EAD - Educação a Distância

O EAD é uma sigla muito comum para todos nos dias de hoje, em especial nos meios envolvendo a Internet, mas como será que está sendo realmente visto em seu significado e aplicação por parte da grande maioria do mercado?

O significado EAD – “Educação a Distância” - acreditamos não ser nenhuma novidade para todos, porém também acreditamos que muitos relacionam esse assunto ao segmento de Instituições de Ensino, seja qual for o seu porte ou forma de atuação.

Essa associação não está errada, pois foi a sua principal aplicação quando surgiu esse novo conceito de educar, e nos dias atuais vem crescendo cada vez mais a sua adesão pelas principais Instituições de Ensino que buscam oferecer uma maior abrangência de atuação no mercado, oferecendo uma forma de estudo mais flexível para os seus alunos, e por muitas vezes com custos mais acessíveis.

Até aqui já destacamos alguns pontos importantes da prática do EAD voltada ao ensino como maior abrangência de atuação, maior flexibilidade de participação por parte dos alunos e com possibilidade de redução dos custos, mas será que não podemos ver o EAD com uma relação direta aos negócios das empresas, mesmo que não sejam do segmento de Instituições de Ensino? Isso pode ser uma questão estratégica para os negócios?

Para essas dúvidas podemos afirmar que o EAD tem sim uma relação direta e também uma questão de estratégica para os negócios das empresas e assim deve ser tradada, afirmamos isso seja experiência própria vivenciada junto ao mercado corporativo ou mesmo pelas movimentações observadas e que já vem sendo adotadas por muitas empresas que perceberam o grande poder do EAD nos seus negócios.

A seguir vamos destacar algumas das principais aplicações que podemos visualizar para a prática do EAD como estratégia de negócios das empresas, onde certamente algum ou mesmo alguns desses pontos, terá uma relação direta com a atuação de sua empresa, seja qual for seu segmento ou mesmo a forma de atuação.

  • EAD como ferramenta de treinamento a clientes

Muitas empresas têm em seus produtos ou serviços uma característica que remete ao seu cliente a necessidade de uma capacitação para o uso correto e adequado dos mesmos, onde normalmente um material ou outra forma que não seja o EAD, acaba sendo oferecida como modelo e ferramenta para essa capacitação.

Neste caso é importante observar que o EAD poderá oferecer a empresa uma maior adesão e participação dos clientes nesse programa de capacitação de uso dos produtos ou serviços, pois esse formato de ensino terá certamente uma maior aderência oferecendo uma maior flexibilidade para a participação e uma redução dos custos ao cliente, onde muitas vezes, acaba arcando com despesas de deslocamento, estadia e alimentação de seus colaboradores ou mesmo instrutores que se deslocam até suas empresas.

  • EAD como ferramenta conjunto de atendimento a clientes

É importante observarmos que um programa de capacitação de clientes como vimos acima, certamente terá impacto direto na redução de procura dos serviços de atendimento e/ou Suporte Técnico das empresas, uma vez que com cliente mais capacitados, as dúvidas quanto ao uso dos produtos ou serviços serão reduzidas significativamente e com isso é possível oferecer uma melhor qualidade de atendimento e muitas vezes reduzir os custos com essas áreas.

Ainda nessa questão de atendimento, é possível explorar o EAD com ações pontuais para capacitação ou mesmo dúvidas junto aos clientes para situações de mudanças ou mesmo grandes demandas que possam ocorrer pontualmente, seja qual for o motivo, e desta forma poder atuar nessas demandas pontuais.

  • EAD como ferramenta de capacitação de colaboradores internos ou externos

Com a utilização do EAD, uma empresa consegue implementar um programa de capacitação de colaboradores de uma forma mais direcionada e específica para cada área, além é claro de questões comuns que são necessários para todos os colaboradores.

A grande vantagem na modalidade EAD está na criação e manutenção desses conteúdos, mas também é importante observamos as questões relacionadas a custo, que acabam sendo reduzidos nessa modalidade quando também levamos em conta despesas de deslocamento de colaboradores que podem ser externos ou mesmo distribuídos em mais de uma unidade da empresa em questão.

Através da ferramenta de EAD é possível e recomendado que seja implantando até mesmo um programa de reciclagem para os colaboradores, sendo que a periodicidade e os assuntos relacionados, sejam definidos estrategicamente pela empresa conforme seus interesses.

  • EAD como ferramenta de relacionamento com equipes e canais de vendas

Assim como um programa de capacitação de colaboradores, o EAD também é um recurso que pode ser muito bem utilizado junto a equipes e canais de vendas, sejam elas formadas por colaboradores diretos ou parceiros indiretos da empresa.

Além das vantagens até aqui vistas, a aplicação do EAD junto a equipes e canais de vendas acaba por estabelecer um vínculo mais próximo entre as partes envolvidas, colaborando assim para um relacionamento comercial mais positivo pois certamente fará com que a empresa tenha equipe e canais de vendas devidamente alinhados e atuantes conforme os interesses e estratégias necessárias para maior comprometimento na busca dos resultados estabelecidos.

Entre as diversas frentes de atuação desse modelo EAD destacamos abaixo aqueles que entendemos como serem os principais:

  • EAD como treinamento, capacitação e reciclagem de conhecimento dos produtos e/ou serviços;

  • EAD como treinamento, capacitação e reciclagem de processos e ferramentas de vendas;

  • EAD como ferramenta para utilização em reuniões estratégicas, onde no modelo presencial requer deslocamento de parte ou todos os membros das equipes e canais de vendas.

  • EAD como um serviço a ser comercializado com seus clientes ou parceiros de negócios

Por fim, observando todas essas possíveis aplicações do modelo EAD como forma estratégica nas empresas, é importante destacar a possibilidade e viabilidade que essas aplicações ou parte delas possam ser vistas pelas empresas como um novo “serviço”, e assim ser oferecido e disponibilizado ao mercado.

Como todo serviço, fica o entendimento que a empresa poderá em muitos casos utilizar estes ou mesmo desenvolver novos, que possam ser devidamente cobrados junto aos seus clientes ou mesmo parceiros, contribuindo assim para o faturamento e atingimento de metas.

Sobre essa questão em especial, é muito importante se buscar o equilíbrio daquilo a ser cobrado e o que pode não ser cobrado de seus clientes ou parceiros, pois certamente existem conteúdos que se enquadram nessas duas frentes levando em conta os interesses e impactos no relacionamento destes com a empresa, mas aqui já seria assunto para um outro tema.

 

Esperamos que esse artigo possa ter sido útil para lhe mostrar o quanto mais podemos explorar no modelo EAD como estratégia de negócios para as empresas e caso tenham mais interesse sobre o assunto, não deixe de nos procurar.

Paulo Roberto Alexandre

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