top of page

Fusão Entre Empresas - Parte 5: Estratégias de Marketing


Neste post em continuidade aos pontos de destaque de um processo de fusão entre empresas, falaremos algumas questões sobre “Estratégias de Marketing”.

Em primeiro lugar, algumas questões importantes precisam ser alinhadas inicialmente antes das definições dessas estratégias:

  • Estabelecer se esta fusão entre as empresas tem como objetivo gerar uma nova empresa que irá absorver as demais, desta fusão surgirá um grupo empresarial ou cada uma das empresas serão mantidas individualmente;

  • Quanto aos produtos, precisamos verificar qual a linha que irão seguir conforme tópico abordado no posto “Fusão Entre Empresas – Parte 4: Estratégia de Negócios” para identificar a forma que eles atuarão entre si.

Definidas essas duas principais questões, o alinhamento das Estratégias de Marketing deverá passar agora pelo seu planejamento de tarefas e ações a serem devidamente alinhadas, onde destacamos como sendo os principais pontos:

  • Calendário de Cronograma da Fusão

Inicialmente será necessário ter uma definição de um calendário e cronograma dos processos e etapas necessárias para conclusão do processo de fusão aqui em questão.

Com essas informações será estabelecido um cronograma das estratégias de marketing no tocante a “comunicação e divulgação ao mercado”, sobre essa fusão tanto no ponto de vista das empresas, passando pela questão de marca e definindo na questão dos produtos.

É fundamental este alinhamento nessas comunicações em paralelo aos trabalhos de fusão para que tanto as empresas como o mercado estejam devidamente alinhados nesse processo.

  • Mudanças de Nome e/ou Marcas

Como já destacamos no acima, uma fusão poderá vir a gerar mudanças no quadro das empresas ou mesmo nos seus produtos onde um novo nome ou uma nova marca poderão surgir.

É muito importante que seja estabelecida uma estratégia de marketing voltada exclusivamente para essa questão e que venha a atuar junto ao mercado relacionando essas mudanças com as questões de “credibilidade e oportunidade”, transmitindo assim segurança para que o processo de fusão transcorra de uma forma segura quanto a essas questões não vindo a comprometer o atingimento de metas e resultados estabelecidos.

  • Meios de Comunicação

Outro ponto importante será estabelecer para cada ação de marketing contida nessas estratégias, os meios de comunicação que deverão ser utilizados visto que será necessário prever as melhores formas de atingir aos clientes já existentes das empresas em questão, o mercado em potencial das mesmas mas também é importante observar oportunidades de se atingir outros públicos que podem não ser o objetivo direto dos produtos dessas empresas, mas podem ser importantes do ponto de vista empresarial para maior conhecimento por parte do mercado como um todo.

É fundamental aqui, um maior cuidado e atenção nas estratégias que irão atingir diretamente os clientes já existentes na carteira das empresas que fazem parte do processo de fusão, visto a importância dos mesmos na manutenção e crescimento dos resultados onde devemos concentrar principalmente o foco em duas frentes que já alinhamos também na questão de marcas, sendo elas “credibilidade e oportunidade”.

  • Promoções e/ou Novos Produtos

É muito comum nesses casos de fusão que possam surgir oportunidades para criação de promoções ou até mesmo novos produtos, mas cuidado, é preciso estabelecer uma estratégia nestes casos que leve em consideração todo impacto que será causado na atual carteira de clientes, visto que a menor possibilidade que surja como interpretação por parte desses clientes que comprometa a credibilidade ou crie uma identificação de falta de oportunidade, poderá vir a comprometer não somente os resultados a serem atingidos como também poderá comprometer os atuais resultados que vinham sendo cumpridos até então.

Essas são as principais questões que queríamos destacadar neste tópico.

Em nosso próximo post falaremos sobre o aspecto “Recursos Humanos” e caso queira falar mais sobre o assunto, entre em contato conosco.

Não deixe de nos acompanhar:

Nosso site: https://consultorianaweb.wixsite.com/2017

Facebook: www.facebook.com/consultorianaweb/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page