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Fusão Entre Empresas - Parte 4: Estratégias de Negócios


Neste post em continuidade aos pontos de destaque de um processo de fusão entre empresas, falaremos um pouco sobre “Estratégia de Negócios”, sendo este mais um item de alinhamento necessários e importante neste processo.

Um primeiro ponto a destacar aqui nessa questão, será definir o posicionamento e relação entre os produtos/negócios das empresas que estão fazendo parte deste processo de fusão, onde destacamos como principais opções as seguintes variáveis:

  • Os produtos/negócios não são similares, não se completam e por sua vez não se agregam;

  • Os produtos/negócios não são similares, mas se completam e se agregarem um ao outro;

  • Os produtos/negócios são similares, porém não concorrentes diretos um do outro e ambos em conjunto se completam.

Como podemos ver nas principais opções destacadas acima, existe uma variedade de combinações possíveis e para cada uma delas uma atenção em específico deverá ser dada quando falamos de “Estratégias de Negócios”, vamos procurar detalhar um pouco sobre como recomendamos agir em cada um desses casos citados.

  • Os produtos/negócios não são similares, não se completam e por sua vez não se agregam:

Neste caso é importante observarmos que cada uma das empresas certamente tem uma estratégia de negócios já definida e em prática, onde a princípio devem ser mantidas separadamente até que uma análise de resultados seja concluída para cada uma dentro da nova visão após a fusão entre elas.

Com a análise concluída será possível verificar possíveis mudanças de estratégias e alguma das empresas ou até mesmo em todas quando um novo direcionamento for necessário, porém mantendo provisoriamente as estratégias em vigor acaba sendo recomendado para que os resultados sejam mantidos até que as mudanças ocorram de forma gradual, exceto é claro se observado em alguma empresa que os resultados estejam muito abaixo do possível, sendo que neste caso uma revisão imediata deverá ser adotada.

  • Os produtos/negócios não são similares, mas se completam e se agregarem um ao outro:

Neste caso é muito importante que as estratégias de negócios das empresas passem por um imediato realinhamento, tendo como ponto principal a complementação entre os produtos/negócios, fator esse a ser devidamente divulgado e explorado junto ao mercado em alinhamento com o Marketing.

É importante aqui mostrarmos ao mercado que um realinhamento de estratégia este sendo implementado como fator da mudança e a exploração dos aspectos positivos desse complemento serão visualizadas e identificadas pelo mercado.

Neste caso podemos até mesmo considerar parte de uma ou outra estratégia de negócios que estejam em vigor nas empresas que fazem parte desse processo, porém certamente por melhor que seja deverá ser readequada para essa nova condição a fim de se obter os melhores resultados para esse novo cenário.

  • Os produtos/negócios são similares, porém não concorrentes diretos um do outro e ambos em conjunto se completam:

Esta talvez seja a condição que maior atenção deva receber entre as partes envolvidas neste processo, uma vez que o fator de “conflitos” junto ao mercado em grande maioria das vezes poderá ocorrer.

É importante observarmos aqui que nenhuma mudança drástica ou até mesmo imediata deva ser adotada nesta situação pois pode passar ao mercado alguma mensagem “negativa” deste ou daquele produto/negócio.

O recomendado nesta situação será uma avaliação de cada uma das estratégias de negócios que vem sendo adotadas, realizar um comparativo “ponto a ponto” entre cada uma delas para em seguida ser feito uma avaliação das melhores práticas que podem ser adotadas mesmo que tenhamos que criar uma nova estratégia de negócio com o que temos de melhor em cada uma das empresas. Essa condição é muito favorável pois teremos um fator a favor que é a experiência na prática desses pontos levando em consideração as questões negativas e positivas entre elas.

Em linhas gerais, recomendamos que não adotemos uma ação radical nestes casos, passando a estabelecer uma estratégia de negócios de uma das empresas como sendo o novo modelo para todas, pois cada uma tem o seu mercado e sua particularidade a ser considerada e uma medida radical neste caso poderá vir a comprometer os resultados que vinham sendo atingidos e até mesmo os futuros resultados podem não vir na velocidade esperada.

Em nosso próximo post falaremos sobre o aspecto “Estratégias de Marketing” e caso queira falar mais sobre o assunto, entre em contato conosco.

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